Cadastro Duplicado

Cadastros de produtos duplicados e furo de estoque? conheça o PDM

Um problema muito comum nas empresas é o furo de estoque causado por produtos duplicados, em determinado momento a empresa recebe a mercadoria e acaba criando um novo código por que não encontrou o produto que já estava cadastrado em seu sistema de gestão  mas como podemos evitar isso?

Calma Gif Computador

Para evitar estes equívocos existe o PDM (Padrão de Descrição de mercadoria), vejamos alguns exemplos que o PDM pode ser bem útil para evitar cadastro de produtos duplicados.

 

Vamos ver no exemplo abaixo a situação de um cadastro de mercadoria com a descrição: Parafuso sextavado forjado rosca inversa 3/4.

Parafuso SextavadoLogo podemos cadastrar como:
1.Parafuso Forjado sextavado rosca inversa 3/4
2.Parafuso rosca inversa sextavado Forjado 3/4
3.Parafuso 3/4 rosca inversa sextavado Forjado
4.Parafuso 3/4  sextavado Forjado  rosca inversa

Vejam quantas combinações podemos ter para um mesmo produto, neste momento podem ocorrer cadastros duplicados e quando a mercadoria chega ou sai da loja acabamos dando entrada e saída no produto errado.

Para evitar essa situação o PDM cria partes de descrição de mercadoria como por exemplo:
Parte 1-> Parafuso
Parte 2->Forjado/Zincado…
Parte 3->Rosca Normal/Rosca Inversa..
Parte 4->Sextavado/Philips…
Parte 5-> 3/4 3/8…
Montando a descrição por partes seguimos um padrão de descrição o PDM veja como a probabilidade de cometer um erro é menor.

Geralmente os sistemas de gestão alertam para descrições semelhantes, mas a melhor maneira é utilizar um padrão de descrição, até parece algo trabalhoso mas é algo muito simples, vários sistemas de gestão do mercado possuem esta ferramenta  que evita uma grande dor de cabeça.

Caso você não possua um sistema de gestão com esta funcionalidade basta criar uma planilha e utilizar alguns filtros para criar uma descrição padronizada facilmente, caso tenha dúvidas de como criar uma planilha com este formato deixe um comentário que criamos um modelo e publicamos aqui no Administrando com TI.

Um grande abraço!

You May Also Like

Sistema ERP

Sistema de Gestão (ERP) Qual é o momento certo de implantar na sua empresa

Wps Office

Achando o MS Office muito caro? veja um software a altura e com versão gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *